Tether corta em 50% exposição da USDT a ativos de risco

Tether resolveu cortar pela metade a exposição a papéis empresariais.

Como resultado, o lastro da stablecoin ficará, em tese, mais seguro. A porção que foi retirada dos papéis comerciais será destinada para títulos do governo dos Estados Unidos.

“Nos últimos seis meses, [Tether] reduziu 50% do tamanho dos documentos comerciais (sic). Tudo o que foi reduzido de papéis comercial foi rolado nos tesouros dos EUA. Nas próximas semanas, teremos o novo atestado que mostrará que esses documentos comerciais estão sendo reduzidos”, disse.
Risco dos papéis comerciais
Papéis comerciais são um tipo de ativo grandes empresas para pagar por obrigações de dívida de curto prazo. De maneira geral, são títulos de dívida emitidos com o objetivo de captar dinheiro.

Em 2021, esses papéis representaram uma verdadeira polêmica para a Tether, conforme noticiou o CriptoFácil. Na ocasião, 76% do lastro da USDT era composto por esse tipo de investimento. De quebra, o mercado especulou que parte desses papéis teria sido emitido pela incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY).

CONFIRA: Cotações das criptomoedas

Embora nunca tenha sido comprovado, o rumor causou desconfiança quanto à segurança da USDT. A Evergrande tinha uma dívida enorme (na casa dos US$ 300 bilhões) e corrida o risco de dar calote. Ou seja, se a empresa falisse e a Tether estivesse exposta aos seus papéis, a USDT poderia colapsar.

Dessa forma, o anúncio de Ardoino parece ter como objetivo tranquilizar o mercado e tornar a USDT mais segura. De acordo com o site de transparência da Tether, dinheiro, equivalentes de caixa, depósitos de curto prazo e papéis comercial compõem 83,74% do lastro da USDT.

Cerca de 37% do percentual citado acima é composto de papéis comercial e certificados de depósito. Já os títulos do Tesouro estadunidense representam aproximadamente 52%. Contudo, esses dados são do mês de dezembro, ou seja, se a Tether reduziu sua exposição em 50%, os papéis comerciais devem representar em torno de 18,5% do lastro atual.

Lastro atual
O lastro atual da USDT inclui, além de caixa e títulos, outras criptomoedas, títulos de crédito, corporativos, metais preciosos, dinheiro e equivalentes de caixa, de acordo com o relatório de transparência da Tether.

No passado, a Tether foi bastante criticada por causa da opacidade de suas operações. A empresa e se recusou repetidamente a se sujeitar a uma auditoria pública sobre o lastro da sua stablecoin. Mas a empresa criou o site de transparência, onde publica os dados de seu lastro e documentos de auditoria.

Leave a Reply

Your email address will not be published.